Se considerarmos alguns rumores que estão circulando por aí, a Apple pode estar trabalhando em um novo dispositivo que vai funcionar como um hub central para gerenciar a sua casa inteligente.
Hoje a Apple TV e o HomePod já funcionam como hubs para a casa e basta um iPhone ou iPad para conseguir controlar uma configuração HomeKit.
Mas a empresa pode estar projetando um novo dispositivo para tornar o gerenciamento de acessórios inteligentes da casa ainda mais fácil.
[ads2]
Um iPad de parede
De acordo com o Mark Gurman, do Bloomberg, a Apple planeja lançar no futuro um “display inteligente”, que seria uma tela do tamanho de um iPad, capaz de controlar os acessórios da casa, como luz, interruptores e aparelhos conectados.
O dispositivo está sendo projetado para ser pendurado na parede, criando assim uma espécie de painel geral do apartamento/casa, através do qual você pode controlá-lo.
Presume-se que será possível usar dois ou mais desses displays inteligentes trabalhando juntos para uso em cômodos separados, assim como o HomePod e o Apple TV funcionam atualmente.
Hoje em dia dá para usar um iPad para isso? Dá, inclusive há acessórios para facilitar a fixação na parede.

Mas como o tablet faz muito mais coisas, ele acaba ficando caro só para deixá-lo pendurado na parede.
Um aparelho bem mais limitado, com funções específicas, poderia ter um custo de produção bem menor.
Além de ser usado para controlar a casa inteligente, o display teria um alto-falante integrado para permitir assistir vídeos e realizar chamadas FaceTime.
Correndo atrás
Ainda segundo Gurman, o intuito desse novo acessório seria recuperar um pouco do terreno perdido para a Amazon e o Google.

A Amazon já vende uma linha de produtos Echo Show com telas, inclusive em português no Brasil, coisa que a Apple ainda não disponibilizou com seu HomePod.
A própria ideia de um monitor fixado na parede para controlar a casa é exatamente o que o Echo Show 15 faz (veja o link).
Já o Google oferece o Nest Hub e está preparando um Pixel Tablet com um suporte. A Apple também está pensando em oferecer um suporte para casa para seus atuais iPads.
Matter
A pergunta que fica é: será que vale a pena a Apple investir nisso agora? Com o novo padrão Matter, que aos poucos será adotado por todas as grandes empresas tecnológicas, será muito fácil comprar os acessórios de uma marca e gerenciar com o de outra.
Então o que fará o consumidor optar por um monitor inteligente da maçã (provavelmente mais caro) no lugar de um similar da Amazon que faz a mesma função, com os mesmos acessórios inteligentes?
Esta é uma pergunta que estamos ansiosos para conhecer a resposta…
Eu tenho um iPad Air de primeira geração, está perfeito, pensei em utiliza-lo nessa função, mas como é muito antigo acho que não valeria a pena, nem mesmo para acessar pastas em rede ele é capaz, pelo menos não descobri como fazer isso, nos mais novos dá para acessar direto pelo app “Arquivos”, ai basta entrar com o endereço IP do servidor e pronto, mas no Air de primeira geração não aceita. Alguém sabe se existe algum app que rode nele e permita fazer isso?
Pra mim a Apple perdeu o timing das assistentes residenciais.
A nova geração da Amazon está muito melhor que a anterior, porém continua com falhas no microfone (se tem algum ruído diferente, ela não escuta o “Alexa”).
Se a Apple vai entrar nesse mundo, ela terá que ser perfeita, integrar com terceiros e interpretar comandos de voz aleatórios que dizem a mesma coisa.
Senão será só mais um no mercado, só que com grife.