Desde que surgiu a App Store, todos os anos a Apple costumava fazer uma promoção especial de fim de ano, chamada de “12 Dias de Presentes“, oferecendo uma música, aplicativo, filme ou livro de graça durante 12 dias após o natal.
[ads1]
Mas este ano ela quebrou essa tradição, sem explicar a razão. Qual teria sido o motivo?
A promoção nasceu na Europa. Em 2008, apenas usuários do Reino Unido, França e Alemanha tinham direito a receber os presentes. Foi só em 2012 que a promoção se estendeu para outros países, inclusive o Brasil, com a criação de um aplicativo gratuito que avisava qual era o presente do dia.
Quem é leitor antigo do Blog do iPhone conhece de longa data a promoção, pois desde a primeira edição nós publicamos todos os presentes para nossos leitores aproveitarem.
[ads2]
Mas nem todo mundo ficava satisfeito com essa promoção.
Por mais absurdo que possa ser, havia usuários que ficavam com raiva dos presentes, a ponto de avaliar negativamente os aplicativos oferecidos na App Store, xingando a Apple.
A cada presente apresentado, dezenas e até centenas de comentários negativos apareciam reclamando que não era aquilo que eles queriam.
A Apple não se manifestou sobre a sua razão de ter acabado com a promoção, mas não é difícil deduzir que ela dava mais trabalho do que benefícios. Aguentar usuários reclamando e xingando por oferecer algo de graça desestimula qualquer um, pois é como se o esforço todo em agradar tivesse resultado contrário no final.
[ads3]
Portanto, se você era um que gostava da promoção e tinha consciência de que provavelmente nem todos os presentes seriam do seu agrado, pode lamentar o fim desta tradição que vinha desde 2008.
Já você que reclamava que a promoção era “uma droga“, bem, você provavelmente reclamará agora também, por ela ter acabado…