Não é segredo para ninguém que os acessórios da marca Apple possuem um preço bastante elevado, principalmente no Brasil.
A solução mais acessível acaba sendo procurar por produtos similares, de outras marcas, que cumpram o mesmo objetivo, mas por um preço menor. E até aí não há nenhum problema nisso.
O problema é quando esses acessórios alternativos tentam ludibriar o consumidor fazendo-se passar por um produto original da Apple, com o mesmo visual externo e preço muito menor. E é contra isso que a maçã está lutando.
A partir de fevereiro, o Mercado Livre irá punir de forma mais dura os vendedores que oferecerem este tipo de cópia enganosa em sua plataforma.
[ads1]
Vendedores do Mercado Livre começaram a receber um e-mail comunicando sobre as novas regras.
A partir do dia 22 de fevereiro, a plataforma começará a punir vendedores que disponibilizem em suas listagem produtos Apple falsificados.
E quem determinará se é um produto falsificado será a própria Apple, que montou uma equipe especializada em caçar acessórios falsificados nas redes sociais.
Esta equipe alertará o Mercado Livre, que por sua vez punirá o vendedor.
A punição consiste em:
- Cancelamento de todos os anúncios ativos de produtos Apple na conta do vendedor.
- Proibição de oferecer quaisquer produtos Apple novamente no Mercado Livre.
Não serão mais tolerados anúncios que usem a marca ou o logotipo da maçã, nem mesmo imagens de propriedade dela. E isso mesmo que o produto seja original.
Também não será permitido usar termos que associem à Apple, como “semelhante”, “tipo”, “parecido”, “réplica”, “estilo”, etc.
[ads2]
Essas medidas visam diminuir os casos de pessoas que compram acessórios no ML pensando serem originais, pagando um preço maior do que realmente valem ou com qualidade muito inferior.
A Apple tá de olho!