Durante todo o final de semana, vimos aparecer nas redes sociais centenas de relatos de novos iPhones 15 Pro com temperaturas bastante elevadas.
Mas, como todo lançamento de iPhone há sempre uma polêmica nova, muitas vezes causada por uma minoria barulhenta, resolvemos esperar mais informações sobre estes relatos.
E ao que parece, o problema pode ser mais sério do que esperava.
Até mesmo o especialista em Apple, Ming-Chi Kuo, entrou na conversa e diz que pode ter havido um problema de design dos novos aparelhos.
Ele esclareceu que as queixas relacionadas a problemas de aquecimento nos modelos iPhone 15 Pro não estão associadas ao chip A17 Pro de 3 nanômetros da TSMC.
Kuo apontou que o superaquecimento pode ser atribuído a compromissos no design do sistema térmico, que visavam reduzir o peso dos modelos iPhone 15 Pro.
O design em questão resultou em uma área de dissipação de calor reduzida e uma estrutura de titânio, ambos tendo um impacto negativo na eficiência térmica dos dispositivos.
Segundo suas fontes de informação, a Apple planeja abordar o problema por meio de atualizações de software.
A pergunta que fica é: como resolver com software um problema que é de design? A resposta pode significar reduzir a performance do processador para gerar menos calor…
Isso seria terrível para a imagem do novo iPhone. E tenha certeza que se a Apple fizer isso, haverá quem descobrirá, como aconteceu quando ela reduziu a performance dos aparelhos com bateria desgastada.
Como seu ganha pão é a parte financeira da empresa, Kuo expressou preocupação de que, se a Apple não conseguir resolver adequadamente esse problema, as remessas dos modelos iPhone 15 Pro poderão ser afetadas ao longo de seu ciclo de vida.
A empresa está enfrentando o desafio de manter o equilíbrio entre desempenho e controle de temperatura, a fim de garantir uma experiência satisfatória para seus usuários.
Será que ela conseguirá resolver essa “batata quente”? 🔥
Né possível que ninguém da equipe fique usando o aparelho por uma semana antes de lançar…
Cyberpunk 2077! Pessoal sabia que o jogo estava inacabado, mas mesmo assim lançaram por pressão dos acionistas. Deu o que deu.
Capaz de rolar undervolting, como os proprietários dos HPs TX faziam.
O mais irônico foi que a Apple na apresentação enfatizou a potência do novo chip, que conseguiria rodar jogos de console, e agora sabemos que não pode jogar por mais de 30min que o aparelho superaquece kkkkkkkk
Esse problema esta ocorrendo somente no iPhone 15 pro ou também para o pro max?
O meu 15 Pro Max está normal e rodando versão 17.0.2
Realmente os relatos estão sendo bem grandes pela internet. Mas sinceramente, me recuso a acreditar como uma empresa como a Apple não faz inúmeros e inúmeros testes antes do lançamento de um produto. Ainda mais o produto carro-chefe da empresa como o iPhone. Com certeza eles fizeram testes em relação ao aquecimento e dissipação do calor na nova carcaça de Titânio, porque se o problema for realmente tão grave quanto diz os relatos, isso era coisa de nem ser lançado um aparelho desses. Creio eu que numa atualização de software venha corrigir o aquecimento exagerado do aparelho, sem uma redução do desempenho em si
O que me preocupa é que eu li que a Apple afrouxou as exigências de qualidade com a TSMC, por causa da escassez de processadores. Muitos que saíam da produção com leves problemas, eram descartados, e agora não são mais.
Ou seja, as chances de você comprar um chip zoado aumentaram.
Creio que em menor proporção, mas apps não otimizados também podem contribuir para isso. Talvez os desenvolvedores até ajudem a diminuir esses problemas nas novas atualizações.
Mas certamente é o que ninguém que compra o último lançamento quer experimentar: Problemas de desempenho (ao aquecer, o processador vai reduzindo o clock).
meu 12 Mini tava terrível de aquecimento e consumo de bateria com o Instagram desde que atualizei pro iOS 17. ontem atualizei o app e aparentemente resolveu
Tem um vídeo circulando que fala exatamente desse app. Pode não estar otimizado, ou a Meta intencionalmente está forçando o aparelho drenar mais bateria para “melhorias de qualidade e experiência do usuário” (lembrar que ela já fez isso!).
Esqueceu do antena gate no iPhone 4?
uso um 15 normal e não tm mesmo esse problema
não me lembro bem mas acho q o iphone13 pro tbm teve esse problema de superaquecimento.
pelo q li nos sites aqui do japão estão falando em reiniciar ou desligar o apare1 vz e deixar 5G em “auto”
ps: o ios 17.0.2 foi uma atualização para o 15 por causa q o aparelho travava durante a transferência dos dados do antigo iphone para o 15
Se falou em overclock para justificar o aumento de performance que não veio como o esperado na arquitetura 3nm.
Será que a maior potência em carregamento misturada com com carregadores e cabos de qualidade duvidosa podem estar contribuindo para esse aumento de temperatura?
A cada ano ouvimos as mesmas críticas: “O iPhone superaquece”, “O iPhone quebra facilmente”, entre outras. No entanto, a Apple vende milhões de unidades, e o público, satisfeito, já aguarda ansiosamente pelo próximo lançamento.
Mas agora o que tá em jogo é a tecnologia de fabricação do processador em inacreditáveis 3 nanômetros. Tá certo que o desenvolvimento começou em meados de 2021, ainda assim é deixar qualquer um de cabelo em pé, se a engenharia tiver esquecido algum detalhe no projeto. Eu ainda fico abismado em como foi que conseguiram fabricar o processador nesse escala.
#fritadeiragate
Cada ano tem um…
Esse problema é só nos modelos 15 Pro ou nos 15 básico (não pro) também existe o aquecimento?
Acredito que o problema está relacionado ao novo processador, exclusivo dos modelos Pro.