A Apple incluiu no iOS 26 beta 6 um indício de que está preparando algo que pode mudar a forma como usamos os AirPods para comunicação: um gesto que ativa a tradução ao vivo de conversas no mundo real.
Quando anunciou o recurso de Tradução ao Vivo na WWDC25, a empresa destacou usos em ligações telefônicas, FaceTime e Mensagens.
No entanto, ficou de fora um cenário muito aguardado: interações presenciais. Agora, tudo indica que essa funcionalidade também deve ser apresentada em setembro.
Novo gesto nos AirPods
Entre os arquivos do sistema, foi encontrado uma nova imagem que mostra um gesto de pressionar simultaneamente as hastes dos AirPods. Ela foi descoberta pelo 9to5mac e confirmada pelo MacRumors.
O ícone aparece acompanhado de textos em inglês, português, francês e alemão, e está diretamente ligado ao app Traduzir.

Por enquanto, a novidade foi identificada apenas para os AirPods Pro (2ª geração) e para os AirPods (4ª geração), sugerindo que outros modelos podem ficar de fora.
A possibilidade de traduzir conversas presenciais em tempo real parece um movimento natural na evolução do Live Translation, especialmente considerando o potencial dos wearables.
Produtos como os óculos Meta Ray-Ban já exploram funções parecidas, e a integração com os AirPods pode oferecer uma experiência mais discreta e prática para viajantes ou pessoas que moram em países com idiomas diferentes do seu.
Não vai ser para todo mundo
Ainda não está claro quais iPhones serão compatíveis com o novo gesto.
Como é improvável que todo o processamento ocorra apenas nos AirPods, o suporte deve seguir os requisitos de hardware da Tradução ao Vivo já existentes no iOS 26 — que exigem Apple Intelligence em um iPhone, iPad ou Mac compatível.
A tradução ao vivo que foi anunciada na WWDC funciona em:
- Mensagens: com suporte a chinês (simplificado), inglês (UK e US), francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português (Brasil) e espanhol (Espanha);
- Ligações e FaceTime: com suporte a inglês, francês, alemão, português (Brasil) e espanhol (Espanha).
Há especulações de que, devido à necessidade de latência extremamente baixa para conversas presenciais, a função possa ser exclusiva da linha iPhone 17, o que justificaria o sigilo até agora.
Um recurso promissor para viagens e intercâmbios
Mesmo sem confirmação oficial, tudo indica que a Apple está prestes a transformar os AirPods em um tradutor portátil para o dia a dia.
Para quem viaja ou vive em outro país, essa integração entre hardware e software pode ser uma das adições mais úteis do iOS 26.
E a boa notícia é que o suporte ao português parece já estar confirmado. 👍