Usuários de dispositivos Apple em várias partes do mundo enfrentaram problemas inesperados na última noite com seus Apple ID, sendo desconectados e bloqueados de suas contas.
A situação exigiu que os afetados redefinissem suas senhas para poderem acessar novamente os serviços.
O problema começou a ser relatado nas redes sociais por volta das 21h, horário de Brasília, nesta sexta (26) com os incidentes aumentando significativamente durante a madrugada.
Usuários afetados informaram que o problema não estava restrito a um único dispositivo, afetando todos aqueles associados ao mesmo Apple ID.
Além da inconveniência da desconexão inesperada, o problema apresenta complicações adicionais para aqueles que utilizam senhas específicas para aplicativos. Por exemplo, clientes de e-mail de terceiros que acessam contas do iCloud necessitam gerar novas senhas para esses aplicativos, além da senha do próprio iCloud.
Usuários que ativaram a função de “Proteção em caso de furto do dispositivo“, introduzida no iOS 17.3, enfrentam uma demora adicional. A função exige que esperem uma hora após a desconexão antes de poderem fazer qualquer intervenção em seus iPhones. Esta medida, pensada como uma camada extra de segurança, acaba por prolongar o transtorno em situações como a atual.
Até o momento, a página de Status do Sistema da Apple não registrou o ocorrido, o que aumenta as incertezas sobre a extensão e a natureza do problema.
Não temos conhecimento de casos que tenham acontecido no Brasil ou na Europa, mas há a desconfiança de que possa ser um problema relacionado à mudança para o horário de Verão em alguns países.
O meu iPhone desconectou ontem à noite (por volta de 23:00). Como a mensagem falava apenas em “desbloquear” o Apple ID, tentei durante 1h30 sem sucesso. Quando, finalmente, pedi a recuperação da senha hoje pela manhã, ganhei 24h de “Cool Down”.
Continuo sem poder acessar meu e-mail, Apple Music, AppleTV…
E o suporte no Brasil sequer sabe que o problema ocorreu.
Em tempo, já que o suporte me perguntou: Meu iPhone 15 foi comprado no Brasil (o Apple Watch veio de fora).
Sem problemas por aqui… (Apple ID europeu, horário de verão europeu)
De fato minha conta bloqueou e tive que redefinir senha de acesso e depois refazer o processo em outros dispositivos. Daí tive que criar nova senha específica para o Spark pois foi desconectado.
Depois tive que, um a um dos dispositivos que uso Spark, digitar o nova senha. Claro que a área de transferência em todos os dispositivos ajudou bem, mas foi um saco viu.
Na verdade eu achei que era gente de fora do país que eu forneci meu mail que justamente é o do appleid . Fiquei viajando, achando que estavam tentando acessar minha conta pelo meu mail….kkk
Idem comigo.
Tive que redefinir. Criar outra senha para o Spark. E restabelecer todos os acessos.
De certa forma foi bom pois já usava a mesma senha há uns 4 anos. E no momento que deu esse pau eu estava de boa em casa, no wifi.
Tive exatamente esse problema dia 10/04 e fiquei quase 2 dias sem conseguir redefinir minha senha e desbloquear meu Apple ID 🥲 Consequentemente sem acesso ao iCloud Drive, Apple Music, Apple TV+… Quando tentava redefinir a senha, aparecia que não era possível por conta de um erro no servidor. A solução era só esperar pra ver no que dava 🥲🥲🥲