Quando alguém quer lançar um aplicativo para iPhone ou iPad, nunca consegue fazer isso com menos de 8 dias. Além da preparação e desenvolvimento do próprio app, tem outro fator que costuma atrasar bastante o lançamento: a revisão da Apple, que leva em média, de 5 a 7 dias úteis para ser revisado e aprovado (ou recusado).
Mas uma exceção foi aberta esta semana, pela primeira vez na história da loja. Com isso, um aplicativo em especial levou apenas poucas horas (e durante o final de semana) para ficar disponível na App Store mundial.
A iniciativa foi de dois desenvolvedores do sul da França, que pensaram em fazer um aplicativo para a comunidade que quer demonstrar sua união em torno do atentado ao Charlie Hebdo, na última quarta. Uma grande passeata nacional está prevista para este domingo, e por isso seria urgente que o aplicativo fosse aprovado a tempo de aproveitar esta mobilização.
Para resolver isso, os desenvolvedores enviaram um email diretamente para Tim Cook na sexta a noite, explicando o caso e solicitando que fosse aberta uma exceção na aprovação do aplicativo. Dez minutos depois, eles já tinham uma resposta. Sim, era possível aprovar o aplicativo em apenas 1 hora, mas com uma condição: o app tinha que ser associado a algum veículo de imprensa. Foi o tempo então de buscar um apoio; no final, o jornal Nice-Matin foi quem publicou o aplicativo.
O app é simples: seu objetivo é marcar em um mapa as pessoas que apoiam a causa “Je Suis Charlie“, para mostrar graficamente o quão grande é a união dos franceses contra o que aconteceu e, inclusive, ao redor do mundo. O app é gratuito e pode ser baixado neste link.