[ads1]
Uma das grandes expectativas de muitos usuários brasileiros de iPhone é saber quando a Amazon irá dar suporte ao novo protocolo Matter/Thread em seus dispositivos Echo.
Isso porque eles são uma forma bem mais barata que as soluções da Apple para deixarmos nossa casa mais inteligente. E com o novo padrão, os acessórios passarão a ser multiplataforma, interagindo também com o iOS.
Nesta semana, a Amazon anunciou que terminou a primeira fase de implementação do Matter em seus dispositivos Echo. Porém, ainda não é a notícia que esperamos.
[ads2]
Implementação do Matter
Apesar da implementação, os dispositivos Echo ainda não são compatíveis com o iPhone, se limitando apenas a dispositivos Android via Wi-Fi.
A segunda fase, que deve incluir também o iOS, deve acontecer somente nos primeiros meses de 2023, expandindo também para outros acessórios da Amazon, como os dispositivos Eero.
Vale lembrar que o Amazon Echo já funciona hoje no iPhone com a ajuda do aplicativo Amazon Alexa. Porém, no futuro, os dispositivos poderão ser integrados ao app nativo Casa, facilitando assim a organização de todos os aparelhos inteligentes das mais variadas marcas.
[ads3]
“Estamos trazendo suporte ao Matter para mais de 100 milhões de dispositivos em 30 dispositivos Echo e Eero. Este é um esforço sem precedentes em escala e complexidade. É algo importante, e precisamos garantir que tudo corra bem”.
O iOS 16.2 trouxe um aplicativo Casa todo reformulado, justamente para estar pronto para receber acessórios de todas as marcas que adotarem o Matter/Thread.
Na semana passada o Google também anunciou suporte ao novo padrão em seus dispositivos Nest. Mas assim como a Amazon, só poderá funcionar no iOS no ano que vem.
Fiz a automação da minha residência, usando sistema Homekit, há cerca de 6 anos. O problema é que a minha esposa usa o Android e eu iPhone. Tudo bem que o que é automação, de fato, independe de comandos individuais. Vai acontecer porque foi programado, e ponto final. Mas os comandos remotos a partir do celular Android minha esposa não possui nenhum. Fica limitada a chamar a Siri pelo controle da AppleTv (nada prático), ou faz a tarefa manualmente. Muito provavelmente esses dispositivos que comprei sequer receberão o firmware para se tornarem compatíveis com o Matter. Teve empresa que até faliu, como a Koogeek que apostou todas suas fichas no Homekit, e acabou amargando prejuízos pois o público Android é muito maior. Alguns produtos Homekit que tenho aqui suportam o Google Home e Amazon alexa, mas não achei muito responsivo, visto que todo o tráfego precisa viajar pela internet, passando pelo servidor do fabricante do dispositivo, indo ao servidor Google e Amazon, para retornar de volta para casa, ou seja, com delays. No mais, apesar dos pesares de incompatibilidade com Androids, na minha opinião, o sistema HomeKit (com hardware homologado) ganha de lavada da solução Google/ Amazon/ Savanti. Em tempo: dificilmente uso comando de voz na casa. 99% das vezes, eu pego o iPhone e dou o comando via app Casa. Rápido, prático e direto.